LR PORT

 "LAETARE" "REGOZIJAR-SE"

Santa Teresa do Menino Jesus e a Santa Face estava a responder a um dos filhos de Deus que lhe tinha escrito para lhe revelar todos os seus fracassos, tudo o que ele tinha feito mal nos seus próprios esforços para amar a Deus. Therese responde a ele... e a nós.....Loja em vez disso, não no que temos feito, mas no que Deus tem feito durante a nossa viagem quaresmal a Ele. 

Os seus conselhos devem fazer-nos uma pausa. 

Recordamos as nossas sinceras promessas na Quarta-feira de Cinzas.

Olhamos para o nosso esforço, a nossa promessa da Quarta-Feira de Cinzas de manter o nosso tempo disciplinado de oração. Estamos profundamente desanimados com a superficialidade da nossa fidelidade a Ele. 

O que tem Deus estado a fazer? No nosso aparente fracasso da nossa promessa de oração, o Senhor Espírito tem-nos ensinado que Ele é Aquele que graciosamente inspira e fortalece e move a nossa alma, não apenas no nosso poder de rezar, mas no nosso próprio desejo de rezar.

O que tem Deus feito? Deus tem-nos dado uma graça espantosa... pobreza de espírito.

"Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos Céus" (Mt 5).

Onde está a dádiva, também está o Doador.          

                   LAETARE... "Alegrai-vos, muito favorecidos, o Senhor está convosco" (Lc 1,28).

"A lembrança das minhas faltas humilha-me, atrai-me para nunca depender da minha força que é apenas fraqueza, mas esta lembrança fala-me ainda mais de misericórdia e amor" (Cartas de Teresa de Lisieux).

                LAETARE.... "Alegrai-vos sempre no Senhor". Di-lo-ei novamente: Alegrai-vos!" (Fil 4,4).

Deus não derrama o Seu amor misericordioso por medida. O Seu é um tsunami de amor, ternura e misericórdia que Ele não calcula. É um amor "supremamente livre e imerecido, mas é também particular e pessoal" e o Seu olhar penetra uma alma que deseja nunca resistir à Sua graça. Isto é "a humildade do amor, e é a natureza do amor humilhar-se a si próprio". Deus, Senhor, Amor, Humildade, acomoda-se "de acordo com a nossa natureza individual e as nossas circunstâncias".

               LAETARE..... "Alegrai-vos sempre, rezai continuamente, dai graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para vós em Cristo Jesus" (1 Tessalonicenses 5:16-18).

Talvez tenhamos sido cegos durante este tempo quaresmal por distracções que não serão silenciadas; ou orgulho espiritual que justifique o nosso julgamento dos outros; ou sobrecarregados por circunstâncias que nos fazem pensar se Deus nos abandonou; ou sentir que Ele deve estar desagradado connosco. Santa Teresa ensina-nos algo que só o Amor lhe poderia ter revelado como resultado da sua própria noite escura de profundo sofrimento físico, espiritual e emocional, que Deus lhe permitiu suportar tudo ao mesmo tempo: "Fique descansada, ele (o Senhor) tem todas as perfeições que se poderia desejar, mas, se me permite dizê-lo, ele tem uma grande fraqueza: ele é cego! E há um ramo do conhecimento que ele ignora --- a matemática. Se ele fosse capaz de ver claramente e manter uma contabilidade adequada, a visão dos nossos pecados fá-lo-ia aniquilar-nos. Mas não! O seu amor por nós torna-o positivamente cego"!

Neste Domingo de Laetare, talvez fiquemos admirados ao testemunharmos aquele momento espantoso em João 9:1-41 quando Jesus Senhor faz o cego ver. O nosso Salvador está a deixar claro exactamente o que Ele quer dizer quando proclama o Seu Reino que "os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Nova está a ser pregada aos pobres" (Lucas 7:22).

Estamos de pé, cegos para a Sua Presença na nossa purificação quaresmal, e tal como o homem aglutinador, os nossos braços sem rumo e frenéticos estão estendidos, os nossos dedos de apalpação tentam tocá-lo. Se os nossos olhos espirituais fossem abertos, estaríamos a olhar para os Seus, cheios de compaixão amorosa porque Ele nunca esteve Presente para nós.

 LAETARE....Rejubilai..... 

"O Senhor vosso Deus está convosco, o Poderoso Guerreiro que salva.
Ele terá grande prazer em ti; no Seu amor Ele já não
repreendei-vos, mas alegrar-vos-eis com cânticos" (Zeph. 3:17).

E assim, podemos estar ao lado da nossa Mãe Amada, Maria. Ela agarrará os nossos dedos duros, puxará os nossos braços sem direcção para cima das nossas cabeças, curvada em arrependimento doloroso, e convidar-nos-á a juntar-nos a ela para cantarmos a sua própria gloriosa canção de júbilo:

"A MINHA ALMA PROCLAMA A GRANDEZA DO SENHOR E O MEU ESPÍRITO ALEGRA-SE EM DEUS, MEU SALVADOR, POIS OLHOU COM FAVOR PARA A MINHA HUMILDADE".

Tornamo-nos uma daquelas gerações que a chamarão bem-aventurada. E daremos a Deus, Pai, Filho, Espírito, o deleite profundo.


                                                 LAETARE REGOZIJA-TE.

No comments:

Post a Comment

Thank you and may our tender God continue to bless you with His great Love.
ARK MINISTRIES - www.annaprae.com